quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

OIOAI - X - "Pintar o Mar" - 2º Single

OIOAI - X
(Lançamento a 23 de Fevereiro)

Adoro bandas com história e os OIOAI são um caso desses. Ao terceiro álbum a formação original - constituída por Pedro Puppe, João Neto, Bernardo Barata e João Pinheiro e agora com o João Gil a fazer parte também, edita o seu primeiro disco em conjunto, e só isso, já valia a pena celebrar.
Já lançaram "Ela Melhora", e na semana passada, presentearam-nos com "Pintar o Mar". Eu já tinha saudades de ouvir canções que "dizem coisas", canções com causas, que nos agarram, não só pela música, mas com uma letra cheia de significado. Fico contente por serem estes "maduros" a fazê-lo.
A história da canção é assim contada, na primeira pessoa, pelo Pedro:
"Esta canção escrevi-a de seguida, depois de ir a uma sessão de esclarecimento sobre o tema. Senti que a questão ainda não tinha chegado à maior parte das pessoas e que precisava de se tornar mais pública. Lembrei-me do que se fez pelas gravuras de Foz Côa... 
Meses mais tarde acabou por ser uma das organizações integrantes dessa sessão a fazer com que este vídeo exista, a Quercus na pessoa do Jorge Infante. 
Espero que mais de nós acordem para esta triste realidade que põe em causa o futuro, não se trata só do Algarve mas do mundo inteiro. 
O aquecimento global é uma realidade que temos de enfrentar AGORA. Seremos todos Trumpes?"
O excelente vídeo é este:

O disco vai sair a 23 de Fevereiro e o concerto de lançamento está marcado para 3 de Março no Musicbox em Lisboa.
Estejam atentos ao "X", desconfio que vai valer a pena.

Sem comentários: