terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Valentin Caamaño Trio - The Blind Wrestler

Apreciação de Miguel Estima

Pareceu-me quase prenda de sapatinho mas antes uns dias do Natal recebi mais um disco do Valentin Caamaño. O profícuo guitarrista Compostelano, editou mais um disco. Desta vez com produto interno, deixando uma marca forte do trajecto que tem vindo a criar no jazz da capital Galega.
Depois de Joy, este disco entra num universo mais complexo e livre ao mesmo tempo. Com os companheiros desta já longa jornada Alfonso Calvo no contrabaixo e o exímio LAR Legido na bateria, contado ainda com a participação especial de Xosé Miguélez no saxo tenor. Um disco que vive de uma experiencia colectiva muito rica, onde o free jazz colide com o swing, numa ambivalência que perdura no tempo, como um malte acastanha ao longo dos anos no barril.
 É neste respirar denso que se vive em Santiago que tão bem sentimos logo dos primeiros acordes, e que na audição ao longo dos sete temas, vão acontecendo flutuações, que por vezes transmitem uma quebra, mas bem conseguida. “O lutador cego”, é certamente um ponto de quebra de rotinas e de um jazz levezinho, porque nem todo o jazz é fácil de ser ouvido e de nos agarrar à primeira audição.

Sem comentários: