quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Agenda - Dorian Wood em Ourense


Dorian Wood em Ourense - 5 de Novembro
O artista americano Dorian Wood vem até ao Auditório Municipal de Ourense no próximo Domingo 5 de Novembro, num concerto integrado no ciclo American Autumn.
O ciclo que tem o epicentro na cidade de Ourense já viu passar nomes como Molly Burch, Swans, The Pains of Being Pure At Heart ou Sun Kil Moon.


 Há artistas que criam desde a continuidade, alimentando a sua proposta como um rio que cresce em caudal mas sempre desemboca no mesmo local. Não é esse o caso de Dorian Wood (1975, Los Angeles), um mestre da ruptura que nutre o seu discurso com ideias imprevisíveis. Se o seu anterior álbum, Rattle, Rattle (Atonal Industries, 2013), era uma ópera popnográfica que se aproximava de uma revisão obscura de Smile, dos Beach Boys, XALÁ (pronunciado ja-lá), o seu novo disco, escapa às comparações.
Como um planeta próprio, XALÁ gravita entre a intensidade dos Swans e a paixão de Chavela Vargas, entre a reivindicação folclórica da banda chilena Inti-Illimani e o compromisso artístico e conceptual do venerado Nick Cave. Dorian Wood é um artista do momento, e este é o momento certo para absorver todo o seu talento.

Sem comentários: