quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Uxía e João Gentil no Alba - Report

Uxía e João Gentil - Café Concerto do Cine Teatro Alba
OuTonalidades - 21 de Setembro

Na passada quinta-feira a sala do Café Concerto do Alba manteve o hábito de encher para ver boa música a um dia de semana.
A beleza da voz da Uxía e a maestria do João Gentil, já não são segredo para ninguém e, mais uma vez, não nos defraudaram.



Sorrisos com fartura e uma viagem pelos poemas e músicas de aquém e além-mar, foi o o que nos proporcionaram. Pelo meio ainda veio o, não menos genial, Quiné Teles para os acompanhar num par de temas.

A propósito das (muitas) passagens de João Gentil pela Argentina, a Uxía não deixou de brincar, dizendo que ele, a partir das dez da noite, começa a falar "portenho". De Zeca Afonso cantou o "Verdes São os Campos", e ainda o citou lembrando-nos que ele chamava a Galiza de "sua pátria espiritual".

Membro dessa Pátria ainda não concretizada, era Fran Perez, também conhecido como Narf, que nos deixou demasiado cedo, mas ainda a tempo de fazer o magnífico disco "Baladas da Galiza Imaxinária", feito a meias com a galega que o lembrou com saudade, dedicando o tema "Garufa".
Também cantou Edith Piaf em francês e em galego e no final do concerto, vieram rematar a noite, já de si inesquecível, cantando no meio do público que tanto a acarinhou.

Foto-Reportagem completa aqui.

Sem comentários: