quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Tomara edita Favourite Ghost - 22 de Setembro

De certeza que já o viram em palco, de certeza que já viram vídeos feitos por ele e de certeza que, se eu disser que Tomara é o Filipe Monteiro - o genial músico que acompanhou a Rita Redshoes, durante muitos anos e que, já há alguns anos faz equipa com a Márcia - já conseguem "localizar" a pessoa.
Tomara é o nome que escolheu e no disco "Favourite Ghost" que sai dia 22 de Setembro e mostra a música que traz dentro de si.
É obrigatório acompanhar este novo passo do Filipe, por isso, aqui deixo "For No Reason", o segundo single, para irem conhecendo melhor o que aí vem:

Em breve voltarei a falar do disco.

Como se alcança, Filipe Monteiro deu sempre muito e mais para e com os outros, avançando altruísta por dedicação, amizade e profunda veneração à arte. O músico-homem agora é mais: o homem também músico é pai, marido, coisa-tudo. E vem, soberano de afecto, explicar-nos tudo num tim-tim por tim-tim arrebatador a desfilar por entre fios de guitarras, pianos, harmonias vocais, arranjos de cordas e metais, desassombradamente e com uma simplicidade que comove.
A primeira obra a solo aventura-se sob alter-ego Tomara e chamar-se-á Favourite Ghost. Este “novo eu” de Filipe Monteiro não serve trocadilhos, antes balanceamentos pessoais viscerais, oferecidos limpos e a promoverem uma edificação imagética que se desenha com imediatez no nosso corpo. Num serpentear de temas instrumentais e outros cantados - nestes narrativas sobre os que o salvam e oxigenam -, vamos de cabelos ventados por estradas largas, desertos parcamente despidos, primaveras e planetas belos carregados de uma melancolia reflexiva. Tomara consegue, de forma singular, focar o ouvinte para uma espécie de dimensão supra-emocional: quando nos canta os primeiros dias de paternidade, o amor-tridente que lhe é milagre, o canto do tecto do quarto que lhe ocupou horas infinitas e mal-dormidas, mas também o que foi e o que pode ser adivinhado quando não lhe escutamos o timbre. Nesta estreia, casa-se de forma imaculada e muito competente o sonante e o que, sem darmos conta, julgamos ver.
O Filipe é canções e, com diligência e mestria de relojoeiro, deixa-nos entreabertos os acessos para o seu mundo encantatório.
Favourite Ghost é uma maravilha pungente.

Sem comentários: