terça-feira, 27 de junho de 2017

Tia Graça no GrETUA - Report


Tia Graça – Toda a Gente Devia Ter Uma 
GrETUA – 8 de Junho 
O primeiro contacto que tive com a Tia Graça foi através do magnífico texto de apresentação da mais recente criação da d’Orfeu, que pode ser lido aqui. Ao saber da sua vinda a Aveiro, não podia faltar. Não faltei eu nem a “carrada” de gente boa que encheu o espaço do GrETUA.

Já sabia que ia ouvir “estórias” da senhora que ajudou a criar a família de alguns dos músicos mais talentosos da região, acompanhadas ao som de Oboé, Fagote e Eufónio.
Sabia que vindo da “pena” do Luis Fernandes, nada iria desapontar. Não ia era preparado para rir e, às vezes, quase chorar ouvindo trechos que poderão dizer muito àquela família, mas que, ao fim e ao cabo, acabam por tocar bastante no íntimo de todos os que assistiram e irão assistir ao espectáculo. Não sabia o quão bom iria ser e o bem me faria sentir. 
De uma espécie de púlpito vai desfilando uma vida riquíssima. Uma vida cheia de coisas boas, más e assim-assim.
Trata-se de um caso particular que facilmente se pode generalizar, pois muitos serão os que têm ou tiveram a sorte de ter uma “Tia Graça” assim e se não tiveram, deviam ter uma.
 É que esta Tia Graça entra no coração e na memória de todos. Ela traz-nos a memória de um tempo recente, um Portugal quase apagado pela “modernidade” e que aqui é resgatado magistralmente.
Há momentos que nos fazem sorrir ou até rir à gargalhada, mas que ao mesmo tempo, nos fazem pensar “Porra, isto aconteceu mesmo”.
 De repente lembramo-nos de coisas que vivemos ou que nos contaram, lembramo-nos de que há vidas bem diferentes da que vivemos hoje, e chegamos a sentir alguma nostalgia.
Imperdível, é a melhor forma de classificar este espectáculo. Por muitas palavras que use, nunca vou conseguir fazer justiça ao que vimos e sentimos.
 Creio que o melhor conselho que posso dar é dizer-vos para irem ver. No mínimo, ficarão maravilhados/as.

Sem comentários: