terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Agenda - Acorda à Tarde

É já no próximo domingo que começa mais uma etapa do ciclo Acorda à Tarde, desta vez conta com dois pianistas - Joana Gama e André Barros - e dois guitarristas - Luís Martins e Lula Pena.
Os bilhetes custam 8€ se forem comprados individualmente ou 20€ o bilhete geral.
Escusado será dizer que qualquer um dos concertos serão imperdíveis.

O “Acorda à tarde”, o ciclo de concertos de cordas dos domingos à tarde, continua em janeiro e fevereiro com quatro novos exímios músicos, virtuosos tocadores de cordas, no local do costume, o Laboratório Artes do Teatro da Vista Alegre.
Joana Gama no piano, acompanhada de Nuno Moura nas leituras, abre esta segunda parte do ciclo a 8 de janeiro. Segue-se Luís Martins, guitarrista dos Deolinda, com a antestreia do seu projecto a solo, a 22 janeiro; e no dia 5 de fevereiro André Barros senta-se ao piano, trazendo consigo o violinista Otto Pereira. Por fim, a cantautora Lula Pena fecha o ciclo de cordas, a 19 de fevereiro. São estas as novas propostas do Acorda à Tarde, que, de 15 em 15 dias, sempre ao domingo, faz ressoar as madeiras de um dos teatros mais acolhedores da região.
Entre outubro e dezembro, o Acorda à Tarde trouxe à Vista Alegre Júlio Resende, Marco Luz, Norberto Lobo e Filho da Mãe. À semelhança destes, os quatro novos concertos serão envolventes e sempre acompanhados de uma conversa descontraída com os músicos, aquecida por uma chávena de chá e biscoitos. Serão tardes de música e de deleite, em que o Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre torna-se numa extensão da casa de cada um. O desafio é novamente lançado: trocar o habitual programa de televisão de domingo à tarde por um concerto real e intimista.

ALINHAMENTO
DOM 8 JAN Joana Gama
DOM 22 JAN Luís Martins
DOM 5 FEV André Barros
DOM 19 FEV Lula Pena

CORDA POR CORDA

JOANA GAMA
Joana Gama, pianista bracarense, celebrou durante 2016, com o apoio da Antena 2, os 150 anos do nascimento de Erik Satie, com uma série de manifestações artísticas em torno do compositor. Mais conhecido como compositor, Satie foi também escritor compulsivo, nomeadamente de textos humorísticos e corrosivos, como aqueles que serão lidos por Nuno Moura, durante o concerto.

LUÍS MARTINS
Luís José Martins é um dos mais destacados guitarristas portugueses. O seu trabalho tem-se desenvolvido entre a música popular, onde a sua guitarra é marca distintiva do projeto Deolinda e entre linguagens clássicas, contemporâneas ou exploratórias em formações como Almost a Song e Powertrio. No ciclo Acorda à Tarde, Luís José Martins apresenta "Tentos – invenções e encantamentos", um conjunto de obras originais para guitarra, guitarra preparada e electrónica.
Este concerto e residência artística no Laboratório das Artes Teatro da Vista Alegre farão parte do processo de criação deste ciclo de peças que formam aquele que será o disco de estreia a solo de Luís José Martins.

ANDRÉ BARROS
André Barros é um compositor emergente com uma forte identidade e uma invulgar capacidade de trabalho. Depois de concluir um curso de produção, André Barros rumou à Islândia para trabalhar no estúdio Sundlaugin, fundado pelos Sigur Rós, uma das suas muitas influências. Respirar a mesma atmosfera que os talentos da Islândia não o impediram de descobrir a sua própria voz como compositor e pianista, voz que possui as distintas marcas de uma identidade singular. No “Acorda à Tarde” vem acompanhado do violinista Otto Pereira.

LULA PENA
Lula Pena, cantora, guitarrista, compositora e intérprete portuguesa, estreia em maio o novo disco "Archivo Pittoresco", que será lançado internacionalmente pela editora belga Crammed Discs.
Lula é cada vez mais um tesouro partilhado de todos os lusófonos de coração, fruto da sua fascinante abordagem à canção popular global, radicada numa expressão artística singular que entretece tantas tradições de música, som e poesia. Nas suas palavras, diz que procura uma “tradição à escala universal. Em cada esquina está uma presença divina que nos permite chegar a essa escala”.


Sem comentários: