terça-feira, 25 de outubro de 2016

Senhor Vulcão - Canções do Bandido/Flores do Bem


Há quem pense, eu incluído, que a grande prova de fogo de um músico ou de uma banda é a marca do terceiro álbum. Quando se chega aí, é que dá para perceber se se trata de uma aposta que correu mal ou se estamos perante um valor seguro.
Ora o Senhor Vulcão (Bruno Pereira fora da música) tornou-se um valor seguro logo no primeiro álbum, não foi à toa que escolhi “Montanha”, o Vol. Nº1 desta verdadeira saga, como melhor disco do ano de 2014. Estatuto que com a edição dos Vol. Nº2 – “Canções do Bandido” e Nº3 – “Flores do Bem”, fica mais que confirmado.


Estas duas peças, muito bem cuidadas, por sinal, obrigam à compra dos discos e não apenas ao seu consumo por streaming ou MP3, como é tão usual nos dias de hoje. Mas claro que, se não estivessem lá maravilhosas canções, eu nunca iria dizer para comprarem só por comprarem.
Os discos não repetem fórmulas, continua a ser o Bruno a fazer tudo, mas as colaborações e cumplicidades familiares que dão um toque de original a cada um dos seus discos. Se fosse para repetir o que já estava feito, não valeria a pena fazer, nestes discos temos várias apresentações diferentes para toda a poesia que o Vulcão traz dentro dele. Com menos política que o Nº1, mas muito mais amor e até algum desamor, as canções vão entrando cá dentro (coração e cabeça) e depois nunca mais saem.
Oiçam e mostrem a todas as pessoas a quem querem bem e que, como ele se despede nos discos,” Haja Paz, Haja Luz”
Como não consigo separar um do outro, ambos levam Excelente!

Sem comentários: