terça-feira, 11 de outubro de 2016

Agenda - Acorda à Tarde no Teatro da Vista Alegre 2016


“Acorda à tarde”, o ciclo de concertos de cordas que promete aquecer as tarde de domingo, no Teatro da Vista Alegre, estreia-se esta semana, a 16 de outubro, com o concerto de Júlio Resende, um dos mais prestigiados e internacionais pianistas portugueses, ao lado de Mário Laginha e Bernardo Sassetti.


Neste concerto envolvente, Júlio Resende revisita ao piano algumas canções do repertório de Amália Rodrigues, como “Casa Portuguesa”, “Barco Negro”, ou “Vou Dar de Beber à Dor” (“Casa da Mariquinhas”). E vai mais além, arriscando um dueto (im)possível com Amália Rodrigues, servindo a voz da diva com o seu piano no tema "Medo". 17 anos passados desde a morte de Amália Rodrigues, Júlio Resende conseguiu a autorização da editora da fadista, para, pela primeira vez, um músico tocar com a voz maior da canção portuguesa.
O disco “Amália por Júlio Resende” valeu ao pianista a classificação “Choc Disc 5 Estrelas” pela prestigiada revista francesa “Classica”, que avalia os melhores músicos e instrumentistas do mundo. Júlio Resende já levou a voz de Amália a algumas das mais icónicas salas portuguesas, como o Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, a Casa da Música no Porto, o Grande Auditório do CCB em Lisboa e a mais de 30 teatros e auditórios nacionais. Internacionalmente, este espetáculo já passou por palcos em Espanha, França, Alemanha, Croácia, Japão, Timor, México, Estados Unidos e ainda este ano, Júlio Resende levará o seu fado ao Luxemburgo, Noruega e Egipto à prestigiada Opera do Cairo.

Sem comentários: