quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Agenda - 1º Congresso do Bombo


Nos dias 28 e 29 de Novembro realiza-se o 1º Congresso do Bombo na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa. Com o Alto Patrocínio da Presidência da República e sob a organização da Associação Tocá Rufar, este será um encontro de reflexão e partilha sobre o papel do Bombo enquanto instrumento e agente social na música tradicional portuguesa. 

 
As inscrições já se encontram abertas! O 1º Congresso do Bombo pretende constituir-se como um lugar de encontro de diferentes pessoas, projectos e organizações relacionadas ou com intervenção no âmbito da percussão tradicional. Pretende ainda ser um espaço potenciador de reflexão e debate, de investigação, aprendizagens e conhecimento, de inovação e criatividade, de novas ideias e projectos, de partilha de experiências e boas práticas, e de implementação de novas redes de cooperação. Procurando uma visão abrangente e transversal, o programa do congresso estrutura-se em três debates complementares, que abordam, respectivamente, a dimensão educativa, económica e artístico-cultural, sob a orientação de uma comissão científica constituída pelo Dr. Domingos Morais, Prof. Dr. Augusto Mateus e Prof. Dr. Rui Vieira Nery.
Estes debates contarão, igualmente, com a presença de reconhecidos agentes em diversas áreas culturais a nível nacional, sendo um espaço aberto à discussão e um convite dirigido a todos os interessados.
Paralelamente haverá momentos musicais, actividades formativas para crianças e adultos, bem como espaços expositivos de construtores de instrumentos, proporcionando a proximidade e a familiaridade com o património instrumental e musical Português.
É também de salientar que o Congresso está acreditado no âmbito da formação contínua de professores pelo Centro de Formação da Associação de Escolas do Seixal (CFAE Seixal), na modalidade de Curso de Formação com o total de 12 horas. Enquanto entidade sem fins lucrativos, todas as receitas destinam-se a cumprir a missão social da Associação Tocá Rufar e reverterão para o ensino gratuito da percussão tradicional portuguesa a crianças de estratos sociais desfavorecidos.
As inscrições encontram-se já em aberto, estando a decorrer uma campanha de angariação colectiva de financiamento, mediante um donativo que dá direito a participar em todas as actividades do congresso e beneficia de majoração fiscal para efeitos de IRC ou de categoria B do IRS.
A inscrição é obrigatória e até dia 31 de Outubro pode-se beneficiar de um desconto de 50%.
Os professores registados na formação contínua de professores pelo Centro de Formação da Associação de Escolas do Seixal (www.cfaeseixal.pt ) deverão inserir o código promocional fornecido pelo CFAE Seixal para efectuar a inscrição gratuita.
Mais informações e inscrições em www.tocarufar.com/congresso ou www.facebook.com/congressodobombo .

Sem comentários: