sexta-feira, 12 de junho de 2015

Agenda - Festim 2015

De 13 de Junho a 25 de Julho, Kepa Junkera & Sorginak (País Basco, Espanha), Jacky Molard Quartet (Bretanha, França), Noreum Machi (Coreia do Sul), Hamilton de Holanda e Diogo Nogueira (Brasil), Brigada Victor Jara (Portugal), Richard Bona (Camarões), Orquesta Típica Fernández Fierro (Argentina) e Ferro Gaita (Cabo Verde) passam pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja e Oliveira do Bairro, num total de 17 concertos em rede, no incomparável cartaz da 7ª edição do Festim - festival intermunicipal de músicas do mundo.


O Festim tem a honra de abrir a sua 7ª edição com Kepa Junkera & Sorginak, num regresso do notável e consagrado mago da trikitixa (concertina basca) a Águeda, na noite de 13 de Junho, desta vez em plena Praça do Município, cruzando sinergias com a Festa de São Sebastião. O concerto dos bascos repete no dia seguinte, 14 de Junho, em Estarreja, nas Festas da Cidade, no Parque Municipal do Antuã. Nestes concertos de abertura, Kepa Junkera surge acompanhado pelo grupo feminino Sorginak, uma erupção de percussão basca.

No fim-de-semana seguinte, a 19 e 20 de Junho, chegam os primeiros concertos de sala, com a música celta bretã do Jacky Molard Quartet, respectivamente no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol (Oliveira do Bairro) e no Cineteatro Alba (Albergaria-a-Velha). Todos os concertos têm início pelas 22h00. Ao longo dos seguintes fins-de-semana e até final de Julho, a programação do Festim 2015 distribui-se maioritariamente por concertos realizados ao ar livre, devolvendo a festa à rua em espaços públicos, mas também em alguns dos principais equipamentos culturais da região, na festiva viagem deste ano por quatro continentes.

Com um singular modelo de programação em rede, numa parceria intermunicipal que envolve os Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga, Ovar, Estarreja e Oliveira do Bairro, juntamente com o apoio oficial da Secretaria de Estado da Cultura / Direcção-Geral das Artes, o reconhecimento desta iniciativa da d'Orfeu Associação Cultural consolida-se cada vez mais como uma imagem de marca da região, tanto pela programação ímpar de artistas de projecção internacional, como pela crescente conquista e fidelização de públicos oriundos de diversas zonas do país. Igualmente a nível internacional o Festim reforça a sua marca, com a recente conquista do selo de qualidade EFFE (Europe For Festivals, Festivals for Europe), além de ser o único membro português do “European Forum of Worldwide Music Festivals”.

Toda a programação do Festim 2015 se encontra disponível em http://www.festim.pt/
- sítio oficial do festival.

De 13 de Junho a 25 de Julho, é tempo de um grande Festim!

Sem comentários: