quarta-feira, 20 de maio de 2015

Agenda - Chris Eckman em Portugal


Chris Eckman  (The Walkabouts)chega a Portugal para a semana para uma série de três concertos:
- 21 de maio no Salão Brazil em Coimbra
- 22 de maio na Casa das Artes de Arcos de Valdevez
- 23 de maio no Cine Teatro de Alcobaça.
A primeira parte destes espectáculos é assegurada pelos portugueses A Jigsaw que o farão em formato duo.


Chris Eckman já percorreu um longo caminho desde o seu início com os Walkabouts, em Seattle, há mais de 25 anos. Tornou-se num sábio musical produzindo sons atmosféricos e palestras sobre a natureza da música em várias comunidades. De facto, a natureza é algo incontornável para Chris Eckman. Algo maior e mais forte que os seres humanos que, de forma directa, lhes mostra o seu poder. Harney County é o nome do álbum que Chris Eckman lançou a solo na sua tentativa de pintar um retrato sonoro, através de músicas impressionistas que evocam sobretudo paisagens desertas deste lugar único.
O que realmente importa neste trabalho é o que está a ser dito e cantado. São memórias reais de lugares que Chris Eckman visitou, conhece e lhe transmitem algo muito relevante.São lugares onde a natureza é rainha e onde os seres humanos têm uma presença menos notória que os obriga a uma luta constante pela sobrevivência. Eckman produziu o álbum acompanhado pelo contrabaixista Ziga Galeb que o acompanha ao vivo na digressão em Portugal.
O som das guitarras de Eckman e o contrabaixo de Galeb dominam o álbum, enquanto a sua voz meio rouca, por vezes cantada, por vezes meio falada, narra e cativa como um contador de histórias que nos hipnotiza. As histórias retratam uma luta entre o homem e a natureza. A estrada acena em todo o álbum particularmente na longa narrativa de Rock Springs.
A crítica considera Harney County como " um álbum tremendo", recebendo as melhores criticas vindas de todo o mundo. É este trabalho que traz Chris Eckman a Portugal para três espectáculos únicos que prometem uma entrega total do artista num registo mais intimista, que lhe é tão pessoal. Em jeito de aperitivo, aqui fica o primeiro single deste álbum:

Sem comentários: