quinta-feira, 12 de março de 2015

Andy Irvine em Aveiro

Foi no passado dia 3 de Março que, graças ao Núcleo de Aveiro da Associação José Afonso, tive o prazer de conhecer uma Lenda Viva da cena folk Irlandesa.
Andy Irvine é um verdadeiro "monstro" cuja carreira começou em 1962 e, desde aí, nunca parou de encantar quem tem o prazer de o ouvir, a solo ou em qualquer das bandas com que colaborou.
 Em Aveiro, a sala do CETA - Círculo de Teatro de Aveiro esgotou completamente de um publico verdadeiramente ávido de o ouvir. Ele também se mostrou muito agradado com a recepção que teve e retribui com cerca de 15 canções que irão, seguramente, ficar na memória de todos os que ouviram.



Munido apenas de um Bouzouki, uma harmónica, daquilo que ele chamou de "Irish Bouzouki" (que como ele disse "foi roubado aos gregos aplicando cordas e afinações do instrumento original no corpo de uma guitarra") e de belíssimas histórias cantadas com um sentimento verdadeiro e genuíno, coisa rara na música de maior projecção dos dias de hoje, fez com que todos o acompanhassem semre com o máximo interesse.

Para mim, ouvir canções que retratam a vida e a exploração sofrida pelos mineiros (uma espécie de operadores de call center dos dias de hoje), ou histórias de amor entre pobres e ricos que acabam mal, ou a recordação do Pub O'Donoghue's e dos amigos que conquistou por lá, alguns deles já desaparecidos, que são "os culpados" pelo inicio da sua carreira, ou canções de bebedeiras monumentais mas com piada, tudo foi uma verdadeira lufada de ar fresco.
Rodeados da futilidade pop, ou da ansia de conhecer a próxima "novidade nova", esquecemo-nos que antes de nós nascermos já se fazia muito boa música e com a vantagem de ter significado que é como quem diz, ter letras que nos dizem alguma coisa.
A terminar o concerto, já no encore, cantámos em conjunto a canção "Never Tire of the Road", que ele fez propositadamente para Woody Guthrie, e onde se pode ouvir a máxima: "Todos os Fascistas estão destinados a perder!", em inglês claro.

No fim, por parte da AJA Aveiro, foi feita uma oferta de dois cd's do nosso Zeca para que o Andy nunca mais se esqueça destes amigos em Portugal e para terminar em beleza, cantámos todos o Grandola, com o Andy e nosso Rui Oliveira em palco.
Após o concerto ainda tivémos direito a uma franca convivência que me permitiu ter a certeza que grandes canções têm mesmo de ser feitas por grandes pessoas!

Encontram mais fotos desta maravilhosa noite, na página de facebook deste blog.

Sem comentários: