sexta-feira, 20 de março de 2015

Afonso Pais - Terra Concreta


Chegou-me recentemente às mãos uma pequena maravilha que se dá pelo nome de Terra Concreta e é feita pelo músico Afonso Pais. O seu nome pode não dizer muito ao público em geral, mas no seu curriculum já colaborou com nomes como Edu Lobo ou JP Simões.
Este seu álbum (é mesmo disso que se trata e não de um mero conjunto de canções) é composto por 11 temas inspirados, e gravados, nalguns dos nossos Parques Naturais como o do Vale do Guadiana, Montesinho, Peneda Gerês, Sintra Cascais, Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Tejo Internacional e ainda no Vale do Danum no Borneo Malaio.
Além dos belíssimos sons desses locais, temos a presença forte da guitarra (instrumento mais habitual deste músico), piano (tocado pelo cúmplice Albert Sanz) e as belas vozes, cheias de dotes encantatórios de individualidades como Rita Maria, Joana Espadinha, Beatriz Nunes e Luísa Sobral. Por aqui até o som do respirar é musical, a audição contínua é inspiradora e até relaxante. A todos os níveis estamos perante algo original e quase único, que nos leva até esses locais onde nasceram os temas ou a outros onde a nossa mente nos pode levar. A natureza é uma presença permanente através dos sons que por lá foram recolhidos.
Nos dias de hoje discos como este, onde até o respirar é importante, fazem falta!
Resta-me dizer que lhe dou um Muito Bom e aconselhar a todos a audição desta verdadeira lufada de ar fresco e dar os parabéns ao Afonso Pais por esta maravilha com que nos brinda!

Aqui fica um pequeno exemplo daquilo que se pode ouvir neste disco:

Sem comentários: