quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Vitorino Voador - O Dia em que Todos Acreditaram


O Dia em que Todos Acreditaram é o título do primeiro álbum do Vitorino Voador que abre, da melhor maneira, as "hostilidades editoriais" num ano que se adivinha, ser mais um, de excelência para a música portuguesa.
Depois de já nos ter encantando com o primeiro EP – Vitorioso Voo – o João Gil, sentiu, como li numa entrevista, “a necessidade de aproveitar toda a música que fazia quando não estava rodeado dos músicos com quem toco.” E que bela música ele faz.

É claro que para melhor imortalizar a sua música, desta vez foi ele a receber colaborações de outros. Por aqui aparecem cúmplices como o José de Castro, que já tinha colaborado no disco anterior, e mete as suas electrónicas em três temas do álbum, ou o David Santos (Noiserv, YCWCB) que aparece no single Venha Ele, ou ainda o (grande) baterista António Vasconcelos Dias e ainda o Ricardo Jacinto no Violoncelo. Há ainda um coro de berros na Balada dos FDP (a faixa escondida) que são dados pela Joana, pelo António VD e pelo Zé Guilherme VD. O que faz com que apesar de ser um disco a solo, é também fruto de um colectivo de pessoas que, antes de tudo são amigas e sintonizadas com o João.
A cada audição, vou ficando mais “gostador” deste disco, que de uns temas para os outros me vai surpreendendo com as suas malhas. Por aqui andam muitos sons diferentes, mas que nunca perdem aquilo que já é a identidade Vitorino Voador.
Oiçam, reoiçam e continuem a ouvir este grande disco que sai oficialmente dia 19 e, desde já, leva a classificação de Muito Bom, que não se vão arrepender.
Deixo aqui o vídeo do primeiro single para se começarem a iniciar da melhor forma neste disco, e deixo também os parabéns ao João e os votos de que continue sempre a encantar desta forma.

Sem comentários: