quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Voces Femeninas - Report

Voces Femeninas 2014 – Vigo 29.11.2014
 Existe uma áurea nas produções dos Coconuts que ultrapassa a questão simples de organização de bons concertos. Já tinha presenciado um excelente concerto em Fevereiro passado da artista canadiense Basia Bullat, agora era a vez de assistir pela primeira vez ao festival organizado pelos mesmos de nome Voces Femeninas. Isto porque no palco a presença masculina é quase utópica.

O auditório da Fundacion Caixa Galicia em Vigo estava quase lotado num amena noite, onde tocava Olof Arnaulds e Tune Yards. A Islandesa abriu as hostilidades, com um singelo concerto onde tocou temas do mais recente “Palme” lançado em finais de Setembro.
A artista que faz parte dos conhecidos Múm e que participou num dueto com a conterrânea Bjork, fez um aquecimento fresquinho, mas delicado. Uma voz doce e uma simpatia que deliciaram a plateia presente.

Mas a grande sensação da noite era Tune Yards. Merrill Garbus acompanhada com uma bela equipa feminina, mais o Nate Brenner companheiro de longa data da Merrill, apresentou um concerto coeso, forte e cheio de vibrações. Começando por Hey Life, tema do mais recente Nikki Nack lançado no decorrer deste ano. A atuação continuou com Gansta, Sink-O, Real Thing, Powa, Time of Dark, Wait for a Minute, Stop That Man, seguido do tema que levou Merril para a ribalta Bizness, e festa completa no auditório com o Water Fountain single de apresentação deste mais recente álbum e ainda Manchild.
A terminar o encore com o tema Fiya, tema do primeiro registo Bird Brains álbum que tinha sido gravado originalmente em cassete e ainda sem o frenético ritmo das edições mais recentes. Bom para relaxar um bocadinho os corpos extasiados deste concerto.
Um evento a ter em conta nas próximas edições. O festival que já contou com nomes que hoje estão na ribalta como Sharon Van Etten, deve ser considerado como plataforma de inicio de audição de bons projectos musicais.

Texto e Fotos de Miguel Estima

Sem comentários: