segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Nuno Prata - Nuno Prata


Já oiço música há bastantes anos, tenho um “semi-desgosto” por ter “uma grande voz para tocar viola!” e não saber tocar instrumento nenhum, mas desenrasco-me a bater palmas e a passar discos cheios de boa música. Mesmo assim gosto tanto de música que já “alimento” este blog há quase seis anos, e faço-o mesmo só por gosto, sem procurar qualquer tipo de gratificação. Aliás, não é propriamente sem gratificação, pois, o prazer de descobrir e ser surpreendido por boa música nova, dá-me sempre uma enorme satisfação!
Durante o Bons Sons, numa conversa com Jorge Guerra, fiquei a saber que até ao fim do ano, iria nascer esta maravilha que acabei de comprar e de que vos falo hoje.


Trata-se do novo disco do Nuno Prata - o terceiro feito em nome próprio e que, curiosamente, vem baptizado com o seu nome. Assim que cheguei a casa comecei a ouvi-lo, e de imediato, fui acometido pelo sentimento de obrigação de dizê-lo, não cantando (como dizia a canção), mas escrevendo a toda a gente.
É que, mais uma vez, o Nuno dá-nos algo muito próximo do que se pode chamar uma obra-prima. São 12 canções maravilhosamente bem escritas por ele e musicadas entre ele e por Nico Tricot, o seu cúmplice de sempre. Todas têm títulos às vezes irónicos (“Agora é que é”, “Passou-se I e II” ou “A Minha Inveja”), outras vezes, aparentemente, bíblicos (“Vai andando sobre as águas” ou “Levanta-te e anda”). Mas, a meu ver, falam da vida, do que ela implica e de tudo o que nos rodeia.
Numa delas “Simplesmente é Isso”, até aparece o Manuel Cruz a dar um toque com a sua voz única. Na música de todas, vamos ouvindo guitarras (eléctricas ou acústicas), baixo, contrabaixo, bateria, teclados, ukelele, acordeão, sininhos, maracas, ganzá, pandeireta e até uma cadeira.
Dá para ouvir o disco em loop e, a cada audição, vamos descobrindo algo de novo, ou seja, é um álbum. Um álbum a que vou dar “nota” de Excelente! Até digo mais, ouvir este disco vai fazer muita gente arrepender-se de já ter feito as listas de melhores do ano, sem o incluir (é por casos como este que gosto de esperar sempre por dia 31 para publicar a minha).
Tratem de comprar este disco e livrem-se de discordar de mim!
Fica aqui o primeiro vídeo que ajuda ao lançamento:
 
No youtube, se por acaso ainda não os convenci, podem ouvir todas as canções que fazem parte do disco.

Sem comentários: