terça-feira, 25 de novembro de 2014

Samuel Úria em Sever do Vouga

A segunda edição das Alter Ego Music Sessions, depois de já ter trazido os Dead Combo e os Birds Are Indie, trouxe, no passado sábado, ao belíssimo Centro de Artes e Espectáculos de Sever do Vouga, Samuel Úria e a sua banda.
A lotação estava bem composta e desde os primeiros momentos o Samuel espalhou o seu encanto e agarrou todos os presentes.

 

Ao Tom Dela foi o tema que, como já é habitual, usou para abrir as “hostilidades”. Sozinho com a sua guitarra, foi desfiando as palavras que compõem aquela que também é dedicada à sua terra natal. Tiago Ramos, o primeiro dos elementos da banda que subiu ao palco, acompanhou o Samuel, fazendo as segundas vozes de Água-de-colónia da Babilónia, e ao terminar foi para a sua bateria, enquanto os restantes elementos se foram alinhando.
 Este concerto foi marcado com a estreia de dois elementos, Silas Ferreira (Os Pontos Negros) nas teclas e Ben Monteiro (Dálva) no baixo, que se juntaram aos já habituais “titulares”, o Tiago e o Jónatas Pires (Os Pontos Negros) na guitarra. Este plantel de campeões, não fosse vermelho a cor predominante da roupa do Samuel, “atacou” logo de seguida o tema Algo que foi dedicado especialmente à Joana que já o tinha pedido numa interacção facebookiana.
Interacção real foi coisa que também não faltou, pois a comunicação que parte do palco é enorme e a beleza e força das canções, faz o resto.
 Entre momentos bastante intimistas e outros de puro Rock quase a roçar o Punk e também Pop, foi passando a noite, sempre com momentos de algum humor entre os temas que iam arrancando sorrisos pela plateia. A certa altura chegou a antecipar desculpas pois “tinham enchido a pança e se algo corresse mal, seria da responsabilidade do Restaurante Quinta do Barco (patrocinador do evento) ”. Depois de alguns temas, entre eles, aquele que tem o nome do seu avô Armelim de Jesus, tocados com toda a banda. Voltou a ficar sozinho com Para Ninguém, o tema que fala de alguém que não põe as mãos no fogo por ninguém. Seguiu-se a sua versão do festivaleiro Chamar a Música, para logo entrar com o lindíssimo e premiado pela SPA como melhor canção de 2013 - Lenço Enxuto (que estreou vídeo hoje) - para o qual só faltou o Manuel Cruz que participa no disco, iniciado a solo e rematando de forma apoteótica com todos de novo em cima do palco.
 Um bem esgalhado Forasteiro, foi seguido por Em Caso de Fogo, tema da autoria de António Pocinho, “anarquista libertário que, tal como todos os anarquistas, não se pode levar muito a sério”. A rematar veio Teimoso que nos leva para um muito ovacionado final.
Claro que o encore era obrigatório e assim tivemos Barbarella Barba Rala, um dos meus temas preferidos e a rematar o Tigre Dentes de Sabre num final à The Doors. 

Depois desta grande noite de música em que ninguém se pode sentir defraudado, o Samuel foi espalhar autógrafos e simpatia, agradecendo o apoio que lhe é dado pelos seus admiradores.
Rever e Reouvir a música do Samuel Úria, que já prepara um novo disco, vai ser sempre um prazer. Eis o Alinhamento Completo:
Ao Tom Dela 
Água-de-colónia da Babilónia 
Algo 
Essa voz 
Pequeno Mundo 
Não Arrastes o Meu Caixão 
Rock Desastre 
Armelim de Jesus 
Para Ninguém 
Chamar a Música 
Lenço Enxuto 
Forasteiro 
Em Caso de Fogo 
Teimoso 
Encore:
Barbarella Barba Rala 
Tigre Dentes de Sabre 

 Encontram mais fotos na página de facebook deste blog.

O último concerto destas sessões, está a cargo de Noiserv e vai decorrer dia 6 de Dezembro pelas 22h.

Sem comentários: