terça-feira, 21 de outubro de 2014

Agenda - Soul Music na Galiza


O soul e o funk vão estar em alta durante os meses de Outubro e Novembro na Galiza com dois concertos imperdíveis, o primeiro no dia 29 de Outubro na sala Capitol em Santiago de Compostela com Nikki Hill. A segunda proposta será em Vigo no Auditório Mar de Vigo no dia 22 de Novembro com Sharon Jones acompanhada dos The Dap Kings.



Nikki Hill que esteve para actuar no festival Portamerica deste ano, e que por razões atmosféricas o concerto foi cancelado. Será a primeira vez que a americana estará na Galiza para apresentar o seu primeiro registo de título homónimo. Com uma voz arrebatadora a rapariga natural de Durham no estado de Norte Carolina, com influencias vintage femininas como LaVern Baker, Etta James ou Ruth Brown irá mostrar todo o fulgor da sua arrebatadora voz, num concerto cheio de alma como se poderá esperar de uma voz brilhante como a de Nikki Hill.

A proposta para o mês de Novembro passa por Sharon Jones & Dap-Kings, que regressa aos concertos após superar um cancro no pâncreas, que tinha sido diagnosticado antes da gravação do quinto álbum de originais. Após a total recuperação, Sharon Jones lançou este ano o álbum “Give the People What They Want”, um registo que a veio confirmar como a rainha do soul.
Natural de  Augusta no Estado da Georgia, mas em tenra idade foi viver para Nova York. Apesar de sempre desejar ser uma artista e viver da música, essa oportunidade só chegou já tinha feito os seus 40 anos no final da década de 90. Com influências desde o James Brown, Aretha Franklin ou Ella Fitzgerald. Sharon Jones já lançou cinco álbuns de originais sendo o primeiro Dap-Dippin' With... de 2002, Naturally de 2005, 100 Days, 100 Nights de 2007, I Learned The Hard Way de 2010 e este ano com Give the People What They Want. Contando na carreira com colaborações com vários artistas, e fazendo um enorme sucesso em festivais internacionais da Soul Music, o concerto de Vigo será certamente um dos concertos a ter em conta nos próximos tempos na Galiza. 

Sem comentários: