sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Belle and Sebastian em Santiago de Compostela - Report


No passado dia 28 de Julho, por ocasião das Festas de Santiago de Compostela, a Praça da Quintana encheu-se para acolher os Escoceses Belle and Sebastian e os Galegos Caxade.

A abertura da noite esteve a cargo do projecto musical de Alonso Caxade, que começou há pouco mais de um ano e que logo à partida teve destaque e foi alvo de várias nomeações para prémios musicais, incluindo “Premios Galegos de Música” e “Prémios Mestre Mateo”, ganhando ainda o “Certamen Música Xove”. Com álbum editado em Novembro do ano passado de titulo “A Dança das Moscas”, um álbum indie-folk, minimalista onde se ouve um som bucólico-pastoril da velha Europa, animou de forma incrível a chegada do público que ia entrando no recinto à espera do concerto principal.
Mas a noite era dos Belle and Sebastian, banda vinda directamente de Glasgow para animar as festas do Apóstolo de uma forma muito especial.
Depois de uma boa dose de tarte de Santiago, com que foram agraciados no Camarim, subiram ao palco para um set cheio de êxitos, em jeito de best-of onde não faltaram temas como “I’m a Cuckoo”, “If You’re Feeling Sinister” e já nos encores com “Get Me Away From Here, I’m Dying”.
O público sabia ao que ia e não estava muito preocupado com temas novos mesmo quando o Stuart estava a prometer regressar a Santiago para tocar algo de novo. A animação foi uma constante não fossem estes meninos criadores de um ritmo gracioso e diria mesmo jocoso ao longo dos temas.
O concerto terminou em festa com um grupo de fãs a subir ao palco para dançar com os músicos. A hora e meia de concerto soube a pouco, para uma banda que tem tantos temas no bolso!
Voltar a Santiago torna-se pois imperativo para ver outras propostas, numa cidade cheia de cultura e história.
Eis o Alinhamento completo deste concerto inesquecível:
Judy Is a Dick Slap 
I'm a Cuckoo 
I Didn't See It Coming 
Dog on Wheels 
Photo Jenny 
If She Wants Me 
Sukie in the Graveyard 
Piazza, New York Catcher 
(I Believe In) Travellin' Light 
If You're Feeling Sinister 
Women's Realm 
The Wrong Girl 
Simple Things 
The Boy with the Arab Strap 
Legal Man 
Judy and the Dream of Horses 
Encore: 
Get Me Away From Here, I'm Dying 
Me and the Major 

Texto e Fotos de Miguel Estima

Sem comentários: