segunda-feira, 21 de julho de 2014

Sérgio Godinho no Teatro Aveirense - Report


Foi no passado dia 21 de Junho que a Liberdade passou pelo, quase esgotado, Teatro Aveirense que quis, juntamente com Sérgio Godinho e a sua banda, comemorar (a preceito) os 40 anos do 25 de Abril.
 Desde o primeiro momento o público mostrou bem que sabia ao que vinha e os momentos de surpresa acabaram por vir sempre do palco, com os belíssimos rearranjos que trouxeram muitas das canções, algumas pouco conhecidas, para os dias de hoje. Isto para falar da música, pois as letras continuam, infelizmente, bastante actuais. Continuo, creio que até morrer, à espera do dia em que possa dizer que as letras mais políticas do Sérgio Godinho estão desactualizadas.

Para a “liça” foram chamadas canções que vêm desde Os Sobreviventes de 1971 até ao Mutuo Consentimento de 2011, um dos momentos mais arrepiantes foi da responsabilidade do tema O Fugitivo que está no álbum Na Vida Real de 1986, outro foi claramente a versão bem mais negra e forte de Vampiros que, lá está, continua a bater muito certo…
Nos intervalos foi lembrando que a Liberdade não é um dado adquirido e “é preciso lutar por ela todos dias!”, também cumprimentou o público com um, bem nortenho, “Vós “Soides” um Belo Público!”.
A banda que o acompanha é a mesma desde alguns anos e é composta por Nuno Rafael – guitarras, percussões, coros; Miguel Fevereiro – guitarras, coros; Nuno Espirito Santo – baixo; João Cardoso – teclado, coros e Sérgio Nascimento – bateria, percussões, com estes cúmplices, tudo soa muito bem, posso dizer que são irrepreensíveis em palco e claro que o público gosta e retribui cada tema com enormes aplausos.
Antes de acabar o concerto em festa com Quatro Quadras Soltas ainda referiu que “Aveiro é sempre um grande prazer!
Como receber Sérgio Godinho é sempre, também, um grande prazer, a sala quase que “veio abaixo” com os aplausos que exigiram o encore que acabou por dar num segundo, e novamente muito exigido, encore. Foi com a “alma cheia” que todos se despediram do Mestre que ainda veio espalhar simpatia, autógrafos, palavras e permitindo fotos com todos os que esperavam por ele na entrada do Teatro Aveirense.
A noite musical é mais uma daqueles que ficará no lote das inesquecíveis, e tem aqui o seu alinhamento completo:
Foi aos 25 de Abril 
Já Joguei ao Boxe 
O Acesso Bloqueado 
Liberdade 
Foi a Trabalhar 
Maré Alta 
Fotos de Fogo 
Lisboa que Amanhece 
Maça com Bicho 
Na Rua António Maria 
Os Vampiros 
O Fugitivo 
Espalhem a Notícia 
Etelvina 
Balada da Rita 
Tem o Seu Preço 
Quatro Quadras Soltas 
Encore: 
Que Força é Essa/foi aos 25 de Abril 
A Democracia 
O Primeiro Dia´ 
Encore 2 
A Noite Passada 
Liberdade

Sem comentários: