domingo, 2 de fevereiro de 2014

You Can't Win, Charlie Brown em Guimarães


Aguardado com alguma expectativa este regresso dos You Can’t Win, Charlie Brown aos discos e aos concertos. A banda que faz questão de ter uma vírgula no nome, fez um brilharete para a esgotada black box da Plataforma das Artes e Criatividade em Guimarães no dia de ontem.
O concerto de apresentação do “Diffracton/Refraction”, segundo longa duração de originais lançado a 20 de Janeiro, foi o mote para o terceiro regresso a Guimarães, e um bom regresso por sinal. Apesar das condições sonoras não serem as melhores, o concerto minimalista correu da forma que se esperava - Muito bom do princípio ao fim.





Os novos temas revelam uma maturidade maior do grupo que anda por estas lides da música indie desde 2009. Tendo lançado um primeiro registo pela Optimus Discos com título homónimo, seguido do longa duração “Chromatic” que os viria a catapultar para a ribalta do alternativo português. Já eram audíveis os sons mais electrónicos misturados com a folk que tão bem os caracteriza.
Depois de alguma estrada nacional e internacional, tendo tocado em vários locais na Europa e uma visita aos Estados Unidos. Em Janeiro deste ano voltaram a surpreender os fãs com este terceiro registo. Com uma batida mais forte e a mostrar uma faceta mais oculta, que viria a caracterizar o som da banda. O Concerto foi a prova disso mesmo.



Uma festa! Difícil de estar sentado. Existindo mesmo quem esteve de pé em alguns temas e foram várias as tentativas de intervenção por parte do publico para além das habituais salva de palmas no final dos temas. Mais uma forma de saborear o que faz de melhor na musica nacional. Ao vivo os temas absorvem uma dinâmica entre músicos, publico, sala.
Foi verão na PAC no passado sábado, apesar do frio intenso que se fazia notar no exterior.

Texto e Fotos de Miguel Estima

Sem comentários: