sábado, 9 de novembro de 2013

Parabéns ao/à Blitz!


No passado dia 6 cumpriu-se o 29º Aniversário do Jornal Blitz. Decorria o ano de 1984 quando vejo um amigo da escola secundária, a mostrar orgulhosamente aquela capa que, mudou a minha vida e durante uns tempos, passou a ajudar-me nas minhas escolhas musicais.
É que, a partir desse dia, passou a haver uma forma de “ler música” em Portugal, sem ser por pautas de notas musicais
Foi uma verdadeira “lufada de ar fresco”, nos tempos em que não havia o acesso à informação que há hoje. Conseguíamos saber o que se passava “lá fora” e passávamos a saber muito sobre o que ia acontecendo por cá.
Depois havia os famosos pregões e declarações que se tornavam autênticos fóruns de discussão e/ou de insulto que também serviam de chamariz para a compra do jornal. Ter um pregão publicado dava logo um aumento de popularidade e ao mesmo tempo inveja, no grupo de amigos do “autor” publicado.
Nos dias de hoje o semanal jornal Blitz passou a ser a mensal revista Blitz que complementada com o site, quando não perde tempo a divulgar fait-divers do comércio musical, vai mantendo a função de “serviço público” e informando sobre o que se vai passando cá e lá, embora com menos destaques, sobre o que é nosso, do que aqueles que eu desejaria e os nossos músicos mereciam.
Seja como for, mantenho-me como assinante da revista pois, tirando uma ou outra notícia e/ ou capa desnecessária, tem uma redacção que vai honrando aqueles que os antecederam.
Espero que continuem por muitos mais anos e que se continuem a reinventar constantemente.
Deixo um tema da autoria da senhora que fez a capa do nº1 do jornal, e jeito de homenagem à própria e à publicação.

Sem comentários: