segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Os Tornados - O Fim

Acabei de receber um mail daqueles que ninguém gosta de receber, é o anúncio do fim d'Os Tornados, passo a citar:

"Os Tornados, constituídos desde sempre por Hélder Coelho na bateria, Manuel Oliveira na guitarra acústica, theremin e percussões, Marco Oliveira no órgão, Miguel Lourenço no baixo, Nuno Silva na voz e guitarra elétrica e Tiago Gil na guitarra elétrica, informam que dão por terminada a sua atividade. 
O seu legado musical, deixado desde o ano de 2008, ano esse em que se assumiram sob a denominação de Os Tornados, pode ser descoberto ou relembrado em: 
Tema “Veludo Azul” - Novos Talentos FNAC (2008) 
Tema (versão) “Silent Night” - CD coletânea de Natal da Super Bock - Brandit (2008)
 LP Twist do Contrabando - Art House/Valentim de Carvalho Multimédia SA (2009) 
Sessão “3 Pistas” - Portugália, Antena 3 (1ª sessão de 2010) 
Tema “Catraia” - CD coletânea de inauguração FNAC Guimarães (2010) 
Tema “Catraia” - CD coletânea “Portugal Rebelde” (2010) 
Versão do tema “Lord” - Mixtape Orelha Negra (2011) 
EP Dinamite - Bronca! Discos (2011) 
Banda Sonora original da longa-metragem “Efeitos Secundários”, do realizador Paulo Rebelo (2012) Videoclip “Catraia”, por André Tentúgal: http://www.youtube.com/watch?v=JWfXGYXyqwA 
Videoclip “À Beira-Mar”, por Artur Serra Araújo: http://www.youtube.com/watch?v=aQMoy0f7sTg 
Teaser EP Dinamite!, por Nuno Barbosa: http://www.youtube.com/watch?v=FShc7Dd7bdM www.facebook.com/ostornados 
 www.myspace.com/ostornados 
 www.ostornados.com 
Os Tornados agradecem com sinceridade a todos os que se cruzaram pelos seus caminhos e que contribuíram para a sua felicidade. 
 Obrigado e até sempre!"

 Se há bandas que me deixam triste por acabarem, esta é sem dúvida uma delas, comigo foi "amor à primeira audição", logo com Veludo Azul. Depois, no saudoso Rock Feira de 2010, local onde os vi ao vivo pela primeira vez e em simultâneo tive o prazer de os conhecer pessoalmente, o encanto foi ainda maior.
Ainda tive o prazer de os ver ao vivo por mais 3 vezes, no Festival ST Culterra, nas Noites Ritual e ainda no Armazém do Chá quando apresentaram em 2011 o seu EP Dinamite!, do qual cheguei a comprar o vinil, mesmo sem ter gira-discos!!!
Todas as vezes que privei com eles fiquei com a certeza que, além de grandes músicos, eles são também excelentes pessoas, por isso fico ainda mais triste pelo facto do seu projecto musical não ter "vingado" da forma que mereciam.
Para mim Os Tornados irão ficar sempre no meu coração e nos meus ouvidos, pois quer em casa, quer nos meus DJ Sets hei-de sempre passar alguma das suas canções.
Até Sempre Tornados!

Sem comentários: