quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Agenda - Filipe da Graça no Plano B

No Filipe da Graça vem ao Porto para apresentar Quando Voltas Para Casa?. Vai ser no Plano B e na primeira parte toca C de Croché.
Para quem ainda não conhece a música do Filipe, deixo aqui as palavras de Samuel Úria que à sua maneira, bem o descreve:

"Novo disco do Filipe da Graça é uma notícia terrível. Sabê-la é como receber a intimação para um divórcio litigioso, unilateral e indesejado desta parte. Isto porque eu tinha uma relação estável, apaixonada e duradoura com o antigo disco do Filipe. Não estávamos em crise, ainda nos falávamos, ainda nos ouvíamos. Por que haveria eu de querer abrir mão dessa relação, conhecer novas caras, voltar a apaixonar-me? É uma coisa terrível, a perspectiva de um grande amor depois de um grande amor.
Entretanto reconheci que a teimosia deste coração só tem paralelo na tontice desta cabeça. Nem precisei de ouvir o “Quando É Que Voltas Para Casa?”, disco novo do Filipe, para saber de antemão que eu ia ser um bígamo muito feliz. Dei uma mirada aos títulos das canções e, logo, a cabeça (tonta) disse ao coração (teimoso): “tens espaço para este disco; não vês a hora de o receberes”.
Desengane-se quem tiver a suspeita, ainda que mínima, de que falo de títulos para não ter de falar de canções (como se alguém constatasse a magnificência dos lábios da Angelina só para evitar dar-lhe um beijo). É que o melhor está mesmo nas canções. O melhor chega-nos aos ouvidos. E o melhor é tão bom! Daquele bom a que não se faz justiça fora dos ouvidos, por mais exclamações que o pontuem. Podia tentar contextualizar o Filipe, a Graça, Londres, Albufeira, as garagens e os skate parks, mas aí, sim, andaria a fugir das canções, do ponto incomum que traçamos logo com o disco e com o seu autor. Não precisamos de saber nada destas memórias, nem precisamos de um gajo a explicá-las, que o desejo de regressar a casa vai unir-nos todos ao conjunto de canções. Faz-se justiça pelos ouvidos - só se não os tivermos é que o novo disco do Filipe da Graça podia ser uma notícia terrível."
Samuel Úria

Apareçam que correm o risco de ser surpreendidos e a gostar da música do Filipe!

Sem comentários: