terça-feira, 9 de agosto de 2011

St Culterra 2011 - Dia 2

Na 2ª noite de concertos do Festival St Culterra’11, pouco depois das 21h30 sobem ao palco os Hot Pink Abuse. Banda inicialmente composta por: Vítor J. Moreira, Geraldo Eanes e Miss Tish e que se estreou precisamente neste Festival na edição de 2008 com o seu álbum: “Nowadays” e que actualmente conta com uma nova vocalista: Rebecca Moradalizadeh e com Ricardo Neto na bateria.
Apenas conhecia dois ou três temas, mas era o "Hit Me And Run", que há muito me despertava o interesse.
Foi um concerto cheio de pop e sobretudo de muita electrónica e vários eram os que ali estavam a desfrutar da música, mas eu pessoalmente, continuo a preferir apenas aquele tema.
http://www.myspace.com/hotpinkabuse http://facebook.com/hotpinkabuse
As pessoas que aos poucos ia chegando distribuíam-se entre a frente do palco e as bancadas, o que não dava para conseguir ter uma noção precisa da quantidade de público ali presente.
A noite prossegue com mais um concerto e ouvem-se os primeiros acordes dos The Eleanors, uma banda Rock da Maia, com um Ep editado em 2009 intitulado: “Back to lies and Tv shows” e composta por: Miguel Rizzo (voz e guitarra), Hugo Marques (teclados), Tiago Barrigana (baixo) e Manuel Ferreira (bateria).
Encontrei esta frase no facebook da banda:
"Se ouvir as músicas apenas uma vez, nós garantimos que as vai cantar mais tarde. Este é o efeito dos The Eleanors. É rock, é movimento, é alegria e paixão." E sem dúvida que assim foi!
Além da boa presença em palco, as músicas têm um bom ritmo, as letras dão vontade de acompanhar e o público manifestava-se com agrado. Foram para mim uma agradável surpresa e parecia serem já muitos os conhecedores deste projecto.
Gostei bastante do concerto e comprovo o efeito, pois todas as músicas que gravei, canto-as (ou pelo menos tento)
http://www.theeleanors.com http://www.myspace.com/theeleanorsofficial
Já com uma plateia maior, começa o que para a maioria seria o concerto esperado The Chameleons Vox.
A 2ª banda internacional do Festival e mais uma estreia para mim.
Os ChameleonsVox são: Mark Burgess, baixista, vocalista e letrista da banda dos anos 80 “The Chameleons” (UK) terminada em 2003, que juntamente com outros músicos tem como objectivo manter vivas as músicas da banda original.
Se dúvidas haviam quanto à qualidade desta banda, para mim, que sou um pouco céptica em relação a estes revivalismos, dado algumas desilusões, essas rapidamente se desfizeram.
Este é um dos exemplos em que o tempo passa, mas a idade só prova experiencia e embora com outra formação a qualidade está toda lá:
a qualidade vocal, a presença em palco e os músicos de excelência fizeram as delícias do público.
Houve um momento em que Mark Burgess de joelhos e enquanto se balançava ao som da música que começava, admirava toda a plateia e a saudava. Um encore (e não apenas de uma música) não foi o suficiente e afirmações como: “Thank you very much all of you”…,”…very special place, special country” e “fantastic place, fantastic people…”, foram feitas de braços abertos e acompanhadas por um grande sorriso!
http://www.chameleonsvox.co.uk
De salientar a qualidade do local, felicitar os responsáveis pelo Festival por toda a organização e pelas bandas que ali levam.
Este ano optaram por menos bandas e por dois nomes internacionais, mas foi um festival com a grande qualidade habitual!
Gostava também de referir o aspecto que achei menos positivo, que foi a nível de som.
Nas edições de 2009 e de 2010 achei o som muito superior.
Nestas duas noites notaram-se algumas falhas em praticamente todos os concertos e embora na 2ª noite o som já estivesse muito melhor, mantinha-se demasiado alto; em algumas bandas retirava-lhes até alguma qualidade e só parecia aceitável nas bancadas. Com o palco naquele local a distancia entre este e as mesmas era bastante, o que não seria de todo agradável para as bandas estarem a tocar para um público assim tão retirado, já para não falar da minha “aversão” a concertos sentados, sobretudo com bandas nestes estilos musicais!

Esperamos pela edição de 2012, com muito boa música.

Texto e Fotos de: Maria João de Sousa

Sem comentários: