sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Mazgani em Paris no L´Internacional

Desde que a Maria João de Sousa começou a colaborar com este blog, o seu conteúdo ficou ainda mais rico e interessante, a ela o meu obrigado. Hoje e graças à sua amizade com a fotógrafa Ana Pereira, a quem eu também muito agradeço, publico um artigo, da Maria João, sobre Mazgani que inclui um a reportagem e fotos da Ana, obtidas no concerto na sala L'Internacional em Paris:
“Mazgani faz e canta a poesia do amor e do desencontro, da sede do corpo e da alma que percorre caminhos tortuosos e solitários na busca permanente de algo maior, ao som de instrumentos quentes cuja força penetrante invade e ressuscita os cantos mais recônditos do coração. Esta é uma música de sonoridades de raiz, que vão do blues ao grassroots americano, coloridas por perfumes de imponência bíblica na palavra, e exaltadas pela força do soul na voz, sempre desconcertadas pela acutilância instrumental e vocal que não hesitam em fazer transbordar uma dor profunda de perda, e desejo de reencontro com a fonte do sentir.”
Esta é uma parte do texto que acompanha o Ep, "Tell The People", na página da Optimus Discos, mas é uma boa descrição do que a música de Mazgani transmite em disco e ainda mais ao vivo.
Os concertos de Mazgani são uma verdadeira explosão de emoções e energia!

O seu 1º álbum:” Song of the new Heart”, foi editado em 2007 e muito bem recebido pelo público e pela crítica.
Em 2009 sai o Ep “Tell the People” pela Optimus Discos e de download gratuito:www.optimusdiscos.com/discos/tell-the-people
E em 2010, o seu 2º álbum:” Song of Distance” saiu e entrou logo para o Top 20, ocupando a 17ª posição no Top de Vendas.
Mazgani - http://www.facebook.com/mazganihttp://www.mazgani.com/ - compôs a música para a peça de Bertolt Brecht, “O Sr. Puntila e o seu criado Matti”, em exibição no Teatro Aberto e editou um novo EP intitulado “Mercy”, disponível desde finais de Novembro exclusivamente nas lojas FNAC, na compra do álbum Song of Distance (CD). Este novo trabalho contém cinco temas gravados ao vivo nos Claustros do Convento de Jesus, em Setúbal, e um tema inédito, “Strike Your Drum”, gravado “live on tape” no estúdio Namouche, em Lisboa.
“Strike Your Drum” conta com a participação especial do guitarrista Peixe (da banda Zelig; ex-Ornatos Violeta).
Além dos concertos pelo país, participou em alguns festivais internacionais, tais como: Festival Eurosonic 2010, Europavox 2010 e Europavox Brussels.
Agora, já em 2011, Mazgani e a sua banda partiram numa mini-tour por Espanha, França e Holanda com os seguintes concertos:

5 Fev: Sala Apolo, Barcelona, ES
6 Fev: Club 013, Tilburg, NL
8 Fev: Paradiso, Amesterdão, NL
9 Fev: Sugar & Spice (in-store), Amesterdão, NL
10 Fev: L'International, Paris, FR
11 Fev: Les Mauvais Garçons, La Rochelle, FR
12 Fev: Moby Dick Club, Madrid, ES

A Ana Pereira teve a felicidade e o privilégio de estar presente no concerto de dia 10 em Paris no L’International e sabendo que partilhamos da emoção e paixão em relação à música e concertos de Mazgani, brindou-me com algumas das suas magnificas fotos e o testemunho do que lá se passou, do qual eu transcrevo parte:
“…Já fui e já voltei…O concerto foi curto, mas muito bom e intenso, como é costume do Mazgani. A sala ficou cheia pouco depois de começarem a tocar, o pessoal que estava bebendo no 1º andar reconheceu logo a boa música e apressou-se a vir para baixo.
A sala ficou "à pinha" com gente a beber, cantar e dançar. Foi excelente.
Depois de terminado o pessoal pediu e gritou por mais e assim foi, um final grandioso…
Só faltou o público entrar palco a dentro, mas Mazgani antecipou-se e misturou-se com um público delirante.
Enfim um concerto a recordar por muito tempo...”
Embora preferisse ter lá estado para ver pessoalmente, fico muito contente por a Ana ter tido essa possibilidade e agradeço o facto de partilhar bocadinhos dessa noite connosco!
Para mais informações sobre este e outros concertos desta tour, basta consultar o blog na página da Antena 3, onde era feito o diário da mesma: http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/Mazgani/
As próximas datas e locais onde o poderão ver, são:

26 de Fevereiro no Teatro de Vila Real em Vila Real
11 de Março no Teatro Aberto em Lisboa
18 de Março no Hard Club no Porto

Maria João de Sousa_17 de Fev.’11

Sem comentários: