segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A Freddy's House - Lock Full Version

Depois de no ano passado ter surpreendido com o EP “Lock” (editado pela Optimus Discos apenas para download), eis que Fred (Frederico Cristiano) decidiu alargar a oferta e apresentar um álbum completo a que deu o nome de “Lock Full Version”, como edição da Cobra Discos.
Com esta edição são acrescentadas oito canções às cinco já conhecidas, o que faz com que, depois de um excelente EP, passemos a ter um excelente álbum.
Não sei como descrever a magia que vem desta casa do Fred que desde Braga espalha boa música para o mundo. Música cheia de boas influências – Dylan, Cohen, Springsteen e Veder – que nunca são negadas (Como poderão ler nesta entrevista ao IOL Música) e que valorizam ainda mais o seu disco que começou por ser um trabalho solitário de composição e produção, mas que conta com o “cimento” fornecido pelas belíssimas letrasque pena não vir um livrinho com elas dentro do cd – de Susana Noronha, companheira de há alguns anos, que consegue sublimar a beleza da música.
Dizia-se de António Variações que a sua música estava entre Braga e Nova Iorque, a de Fred parte da mesma cidade, mas leva-nos até ao Nebraska e às suas planícies do Midwest americano.
Este disco tanto dá para ouvir no recato da casa, como em viagem, as músicas que vêm nele conseguem abrir-nos os horizontes, mesmo que os dias sejam cinzentos. A sua audição torna-se um vício, mas dos bons, por exemplo, é impossível resistir à slide guitar que abre de “Prelude: The Hunter’s Song” e nos deixa imediatamente “caçados” à primeira audição, com “The Knot” vêm o amor que não esquecemos e nunca queremos largar, o acordeão de “Box With Dancing Dolls” ou o piano lindíssimo de “Tempest Girl” deixam-nos a “planar” e a pedir canções maiores só para manter o prazer da audição.
As sensações que eu descrevo e outras mais, podem ser descobertas por vocês ouvindo este “Lock Full Version” que é sem dúvida um dos discos fundamentais de 2010.
Aqui fica o vídeo de outro grande tema do disco, neste caso o inspirador “Road to Rebellion

Sem comentários: