quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Auxiliares de Memória XXXVII

James Ao Vivo em Portugal
A relação de amor entre os fãs portugueses e os James já tem mais de vinte anos, vem pelo menos de 1988 com o álbum "Strip-Mine" de onde saiu o single “What For” que passou com alguma regularidade nas rádios da época.
No início de noventa com o álbum “Gold Mother” e tema “Sit Down” que de início não fazia parte do disco e que saiu posteriormente na sua reedição, esse amor tornou-se incondicional.
Se não estou em erro, foi a partir de “Seven” de 1992 ou de “Laid” de 1993 que eles começaram a vir regularmente até cá, sempre com grande sucesso e milhares de seguidores.
Por exemplo em 93, eles vieram a Coimbra ao Pavilhão da Académica (Reportagem do Sete na foto) para tocar no Festival Energia que marcava a inauguração da rádio com esse nome naquela região, para infelicidade minha, eu não pude ir a esse concerto que contou ainda com Sitiados e Xutos a abrir a noite, mas alguns colegas meus foram e adoraram, claro.
Para vos dar ainda uma melhor ideia do que já era a força dos James na altura, relembro que em Novembro eles voltaram para tocar nos Coliseus de Lisboa e Porto, com “uns tais” de Radiohead a fazer a primeira parte.
Entretanto já perdi a conta às vezes que eles vieram tocar ao nosso país, mas o que é certo é que eles são sempre bem-vindos e têm sempre muita gente à sua espera.
Eu vi-os pela primeira vez na tournée de “Hey Ma” – disco que marcou o seu regresso, depois do interregno que durou de 2001 a 2007 – em 2008 em Coimbra, para mim foi uma coisa “mística” que serviu para compensar o facto de não os ter visto na mesma cidade, uns anos antes.
Quando chegou a esta canção, que me acompanha desde pouco tempo antes de entrar na Universidade, a emoção que senti fez-me viajar no tempo, até aquela noite em que não pude estar presente…

Sem comentários: