sábado, 9 de outubro de 2010

Os Golpes em Concerto no Hard Club

Na passada quinta-feira fui até ao renovado Hard Club, agora instalado no Mercado Ferreira Borges no Porto, para assistir ao concerto de apresentação do disco do Meio Disco “G” – d’Os Golpes.
Ainda bem porque finalmente pude constatar ao vivo a qualidade desta banda que com pouco tempo de existência já tem mostrado um dinamismo e uma criatividade fora do normal. Em 2009 saiu o belo “Cruz Vermelha em Fundo Branco”, agora com “G” vêm mais cinco temas novos e numa colectânea da Amor Fúria que vai sair em breve pela Optimus Discos ainda virá mais um tema original – “4 Bandidos” – que ouvimos em antecipação neste concerto.
Os Golpes ao vivo conseguem mostrar que muito mais que uma promessa, eles já são um valor seguro que mesmo numa noite de intempérie leva algumas centenas de admiradores a querer vê-los a tocar.
O concerto abriu com “Brasileira”+“Território Justo”, tema novo que pôs logo todos no ritmo da dança que ia ser quase permanente durante toda a actuação, seguiram-se “Tarde III” e “Tarde I” que já são cantados em conjunto com o público que mostrou ser conhecedor e admirador da banda.
A sintonia entre o público e a banda é total e isso fez deste concerto um concerto especial, a passagem pelo primeiro álbum continuou e dele ainda se ouviu, entre outras “O Canto”, “Silêncio” e claro o inevitável “A Marcha dos Golpes” que foi o primeiro single desse disco, logo seguido de “Arraial”.
Depois, já com toda a gente ao rubro, veio então “Vá Lá Senhora” que contou com a participação de Rui Pregal da Cunha, tal como acontece no disco “G”,

logo seguido de uma versão de “Paixão”, original dos Heróis do Mar.

Para mim foi um momento marcante, pois eu já não contava poder vir algum dia ouvir um tema deste grupo, cantado pelo seu vocalista original.
Para o primeiro encore veio o também novo “O Amor Separar-nos-á” e “Fogo Posto”. Claro que o concerto não podia acabar por aqui e um último encore trouxe a versão do tradicional português “Tenho Barco, Tenho Remos” e novamente o “Vá Lá Senhora” que permitiu acabar “em grande” uma noite cheia de boa música e muita festa que eu espero poder vir a ver muito mais vezes.
Poderão encontrar mais fotos e o alinhamento completo do concerto na página de Facebook deste Blog.

Sem comentários: