quinta-feira, 1 de julho de 2010

Festas de Abrantes 2010 - Xutos & Pontapés

Foram os Xutos & Pontapéns que tiveram a honra de encerrar as Festas de Abrantes de 2010.
Já não é a primeira vez que o fazem, mas desde a vez anterior, já editaram dois álbuns e passaram a barreira dos trinta anos de existência, logo e ao contrário que alguns "Velhos do Restelo" disseram, a sua contratação para as festas foi mais que justificada.
Além disso, sabe sempre bem ver Xutos pelo menos uma vez por ano e eu, que já não os via desde o concerto dos trinta anos, no Estádio do Restelo, adorei poder vê-los novamente.
Eles continuam a ser uma banda que dá tudo o que tem em cada concerto e os milhares que se deslocaram aos Mourões, seguramente não ficaram defraudados.
Um dos momentos altos do concerto foi a vinda do Kalu para a frente cantar o tema "Tonto" acompanhado pelo Zé Pedro, logo a seguir foi o próprio Zé que cantou o "Submissão", momento que me trouxe imediatamente a memória do concerto que vi em 1988, a poucos kilómetros dali, no pavilhão dos Dragões de Alferrarede. Dei por mim a pensar em quantos dos que estavam ali, é que tinham estado também nessa saudosa noite de há 22 anos atrás.
Uma banda como os Xutos vale também por isso, eles não precisam de andar atrás de modas, eles têm o seu som e mostram-no e quem gosta vai ver, nada mais simples.
Tenho a certeza que todos ficaram satisfeitos, cada fã tem as suas canções preferidas deste concerto, eu vou pelas que já destaquei e ainda pelo "Avé Maria", o "Prisão em Si" e o "Chuva Dissolvente" que continua a despertar-me a "veia" nostálgica.
O alinhamento do concerto foi:
Contentores, Quem é Quem, À Minha Maneira, Não Sou o Único, O Mundo ao Contrário, Super Jacto, Perfeito Vazio, Prisão Em Si, Avé Maria, Tonto, Submissão (ambas só com o Zé e o Kalu em Palco), Alta Rotação, Dados Viciados, Dia de São Receber, Chuva Dissolvente, Circo de Feras, Homem do Leme, Maria.
Aqui acabou o concerto propriamente dito, ao todo 18 canções, claro que tivemos direito a encore, nem o público os deixava ir embora assim...
E então lá veio o Zé Pedro - já com outra roupa e uma castiça cartola - que enquanto ia agradecendo ao público, não deixou de pedir um forte aplauso para os Kaviar que ele próprio disse que gostou de ver e ouvir. Isto, vindo de quem já tem tantos anos ligados á música é, no mínimo, um grande incentivo.
O "festival" Xutos continuou então com:
Vida Malvada, Ai Se Ele Cai e Casinha (canção que eu não gosto).
Aqui lá estava eu a pensar, pronto mais um concerto que acaba com a Casinha (eu já disse que detesto esta canção?), afinal, para me tirarem este "amargo de boca", eles ainda voltaram ao palco e cantaram o tema Para Sempre que fez parte da banda sonora do filme "Tentação".
E eu fiquei satisfeitíssimo, tenho ouvido muitas opiniões a falar mal dos Xutos e que já estão velhos e tal...
Mas pergunto eu:
Conhecem algum grupo que se dê ao luxo de fazer concertos, em qualquer ponto do país, a tocar vinte e duas canções e a por milhares de pessoas, de todas as idades, géneros e extractos sociais a cantar com eles, durante toda a duração do concerto?
Como diz um amigo meu: "Xutos é Xutos!"
As fotos são todas da autoria da minha amiga Sara Catarino que esteve lá na frente durante todo o concerto, e conseguiu estas belas imagens. Obrigado Amiga.

Sem comentários: