segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A Jigsaw - Ao Vivo No Mercado Negro


Decidi quase de véspera que parte da noite do meu aniversário iria ser passada a ouvir os A Jigsaw, banda de Coimbra que veio ao Mercado Negro apresentar o seu novo álbum "Like The Wolf". Em boa hora o fiz pois acabei de descobrir mais uma banda portuguesa a acompanhar com atenção.
Eu já os tinha visto no programa da ESEC TV que passa a um dia da semana, ali por volta das duas da manhã na RTP2 e que tem mostrado vários projectos musicais de Coimbra, mas vê-los ao vivo foi uma agradável surpresa.

Os A Jigsaw ofereceram-nos practicamente a totalidade do novo álbum e o anterior "Letters From The Boatman" não ficou esquecido, o público presente aderiu bastante e pareceu-me ter ficado conquistado tal como eu fiquei.
O alinhamento do concerto foi este:

Dizia-se que o som de António Variações ia de Braga a Nova Iorque, com o concerto dos A Jigsaw acabei por ter uma sensação semelhante, só que neste caso é um som que liga Castelo Branco ao interior dos Estados Unidos, com passagem por Coimbra.
Embora pareça estranha esta afirmação, ao verem a foto da "bateria da banda" creio que as dúvidas ficarão dissipadas.
Que bom que é ouvir uma banda portuguesa a colocar tanta "portugalidade" num género musical que "teóricamente" teria tão poucas ligações como o nosso País.

Agora eles vão levar o seu som pela Europa fora, tendo para já uma data em França e sete em Itália para mostar o seu valor que, a meu ver, é muito.
Depois do concerto vieram-me à memória duas imagens, uma a de Joe Strummer, já depois dos The Clash, a distribuir "flyers" e a convidar pessoas nas ruas de Tokio para assistirem ao seu concerto como os Mescaleros, outra a dos Xutos atocarem para 50 pessoas num bar do Luxemburgo dois meses antes de tocarem no Portugal ao Vivo em 1995, para um Estádio de Alvalade quase cheio.
Estas imagens lembram-me que quem é "Boa Gente" vai à luta e não desiste de tentar fazer passar a sua mensagem, muitas vezes contra tudo e contra todos.
É isso que os A Jigsaw estão a fazer ao conseguirem, após muito esforço do grupo, datas suficientes para terem uma "European Tour".
Só lhes quero desejar boa sorte e garantir que a boas pessoas acontecem boas coisas

Sem comentários: